6.09.2008

Temporada de Concertos 2008 - Encontro de Orquestras

CONVIDADO ESPECIAL: SPALLA VIOLÃO TRIO
ORQUESTRA DE CÂMARA DO VALE DO PARAÍBA
Temporada de Concertos 2008 – Encontro de Orquestras
Teatro UNIVAP – São José dos Campos

A Sociedade Filarmônica Joseense - SOFIJ realizará nesta quinta-feira 12 de junho seu tradicional encontro de orquestras, serão seis orquestras reunidas para a apresentação, com a participação de cerca de 100 alunos e músicos envolvidos.
O concerto é uma oportunidade para que pais e familiares possam acompanhar o desenvolvimento dos alunos e para que o público em geral possa perceber o caminho do aprendizado dos instrumentos de cordas de uma orquestra (violinos, violas e violoncelos), pois os grupos que se apresentarão são formados por alunos com grande diferença de períodos de estudos. A orquestra caçula é a Orquestra Cidadã, resultado de um projeto patrocinado pela PETROBRAS, que reúne alunos com apenas 3 meses de aula e 1 mês de ensaio. A mais antiga é a Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba que tem em seu currículo mais de 60 apresentações e é formada por alunos com aproximadamente 7 anos de estudos, além de contar também com os professores do projeto.
O concerto contará com dois convidados especiais: uma das Orquestras do Projeto Ação Cultural mantido pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura de Caçapava e os violonistas do Spalla Violão Trio que apresentarão, acompanhados pela Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba o Concerto para dois violões e orquestra de Antonio Vivaldi (sendo que o 3º. Violão faz a função de baixo contínuo).
A apresentação conta com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Universidade do Vale do Paraíba e da Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura de Caçapava.

Histórico
Com oito anos de atividades A Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba, é formada por alunos e professores da OFICINA DE CORDAS, curso que foi pólo gerador de outras orquestras e projetos na cidade. Até 2007 a Orquestra era chamada de Orquestra Jovem de SJC, tem caráter didático, possui 16 integrantes e realizou mais de 60 concertos em SJC e região. Além do maestro Rogério Santos a Orquestra tem como principais músicos os professores da Oficina de Cordas: Samuel Lima (violino), Elinar Araújo (viola), Ana Roseli Paes (viola) e Ismael Dantas (violoncelo).
Hoje a Sociedade Filarmônica Joseense (SOFIJ), atende cerca de 300 pessoas em três núcleos na região e teve alunos aprovados em vestibulares para Universidades públicas e privadas e em concursos para orquestras profissionais e semi-profissionais.

O maestro Rogério Santos é mestre em Música pela UNESP, formado pelo Conservatório de Tatuí e pela Universidade de Campinas (UNICAMP), conduz a orquestra desde sua criação, regeu e teve obras executadas por algumas das mais importantes orquestras e conjuntos eruditos do Brasil. Em 2007 foi professor adjunto e regeu a Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Estado do Espírito Santo.

O Trio: O encontro de três violonistas com bagagens diferentes, unindo formações eruditas com uma grande vivência na música urbana brasileira, particularmente no choro, deu origem ao Spalla Violão Trio. A convivência profissional do Duo Costa-Wuensche (juntos desde 1996), o interesse musical comum de Carlos Alexandre Wuensche e Flávio Ponzoni e a atividade didática de Flávio Ponzoni no ensino de violão popular no Studio Spalla foram as motivações para a criação do Spalla Violão Trio. O Trio estreou em 2007. Teve também o projeto “Violões em Concerto – um panorama da música de câmara ocidental” aprovado pela LIF (Lei de Incentivos Fiscais) em 2007. Em 2008 o Trio prepara o repertório para turnês no Vale do Paraíba e interior de São Paulo.
Os instrumentos: Milton Costa toca um violão Sérgio Abreu confeccionado em 1989. Carlos Alexandre Wuensche e Flávio Ponzoni tocam violões Francisco Munhoz,l modelo M4, confeccionados em 1995. Carlos Alexandre um instrumento de 8 cordas, cuja afinação possui duas cordas mais graves que o Mi (6ª. Corda). A 7ª. corda é afinada normalmente em Dó, devido aos acompanhamentos de choros e sambas e a 8ª. corda é afinada é Sol, devido a questões harmônicas.


Serviço
ORQUESTRA DE CÂMARA DO VALE DO PARAÍBA
Temporada de Concertos 2008 - ENCONTRO DE ORQUESTRAS

Regência: Rogério Santos
Solistas: Milton Costa e Alexandre Wuensche (violão)
Local: TEATRO DA UNIVAP
Data: 12/06/2008- Quinta-feira
Horário: 20h30
ENTRADA GRATUITA (não é necessário convite)

Nenhum comentário: