2.28.2008

Concerto em Campos do Jordão - Release



ORQUESTRA DE CÂMARA DO VALE DO PARAÍBA
Pré-estréia da temporada de Concertos 2008
Auditório Cláudio Santoro – Campos do Jordão

A Música das Nações é o tema da Temporada de Concertos da Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba. A Orquestra, mantida pela Sociedade Filarmônica Joseense, uma Organização Social de interesse público, conquistou numa difícil seleção o patrocínio da PETROBRAS e fará, por meio da Lei Rouanet (Ministério da Cultura) uma série de 14 concertos durante o ano de 2008.
O maestro Rogério Santos explica a opção pelo tema da temporada: Com a ampliação das comunicações e dos processos de interação cultural, as características específicas de cada povo ganharam uma importância fundamental no painel de diversidades existentes no mundo globalizado. Ou seja, para se compreender o todo é recomendável um aprofundamento nas singularidades de cada povo ou região.


Para desenvolver essa idéia a orquestra preparou uma série de concertos onde mergulha fundo nas particularidades da música de seis países: Alemanha, Brasil, Itália, Áustria, Inglaterra e EUA; requisitou o auxilio de solistas conceituados como: Paulo Ronqui (trompete), Ricardo Santos (trombone), Samuel Lima (violino), Milton Costa, Alexandre Wuensche e Álvaro Henrique (violão) e construiu um panorama onde o ouvinte é convidado a viajar a cada concerto por paisagens sonoras diferentes.
Para abrir com chave de ouro a série de concertos a Orquestra se apresentará no próximo sábado 8 de março num dos mais importantes teatros do Vale: o auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, no concerto a orquestra e seu convidado especial, o violonista Álvaro Henrique, farão um resumo do que será a temporada 2008.
Na primeira parte o violonista apresentará Obras de compositores Italianos (Mauro Giuliani – Grande abertura; Domenico Scarlatti – Sonata K11) e de brasileiros (Heitor Villa-Lobos – Prelúdio n.1; César Guerra-Peixe – Sonata para violão; Aníbal Augusto Sardinha – Lamento do Morro).
Na segunda parte a Orquestra, sob regência de Rogério Santos executará uma peça de cada concerto do ano, da Inglaterra um movimento da Suíte Abdelazar de Henry Purcell, da Áustria uma Sinfonia (em 1 movimento) de Michael Haydn, do Brasil a peça popular Manhã de Carnaval e da Itália o concerto para violão e Orquestra de Antonio Vivaldi (com o solista Álvaro Henrique voltando ao palco).

Histórico
Com oito anos de atividades A Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba, é formada por alunos e professores da OFICINA DE CORDAS, curso que foi pólo gerador de outras orquestras e projetos na cidade. Até 2007 a Orquestra era chamada de Orquestra Jovem de SJC, tem caráter didático, possui 16 integrantes e realizou mais de 60 concertos em SJC e região. Além do maestro Rogério Santos a Orquestra tem como principais músicos os professores da Oficina de Cordas: Samuel Lima (violino), Elinar Araújo (viola), Ana Roseli Paes (viola) e Ismael Dantas (violoncelo).
O projeto, que compreende aulas gratuitas, concertos didáticos e concertos oficiais, foi aprovado pela Petrobrás em nível nacional, foi um dos 200 projetos aprovados dentro de um universo de mais de 7.500 concorrentes e traz para a região um importante aporte financeiro no setor cultural. Hoje a Oficina atende cerca de 300 pessoas em três núcleos na região e teve alunos aprovados em vestibulares para Universidades públicas e em concursos para orquestras profissionais e semi-profissionais.

O maestro Rogério Santos é mestre em Música pela UNESP, formado pelo Conservatório de Tatuí e pela Universidade de Campinas (UNICAMP), conduz a orquestra desde sua fundação, regeu e teve obras executadas por algumas das mais importantes orquestras e conjuntos eruditos do Brasil. Em 2007 foi professor adjunto e regeu a Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Estado do Espírito Santo.
O solista Álvaro Henrique é um dos mais destacados violonistas da nova geração (20-30 anos). Bacharel em violão pela USP, premiado nos principais concursos de violão do Brasil. Apresentou-se em eventos importantes no calendário violonístico, como o Festival Tendências e Tradições do SESC, Festival Novos Talentos do Centro Cultural São Paulo, Festival de Violão Dilermando Reis, Festival de Violão de São José do Rio Preto, XX Encontro de Violonistas Goianos e o III Festival Nacional de Violão do Piauí. Realizou recitais em várias cidades do país (Porto Alegre, Curitiba, Petrópolis, Rio de Janeiro, Vitória, Tiradentes, Juiz de Fora, Brasília, Campo Grande, Fortaleza); e do exterior (Atenas, Dublin e Munique).

Serviço
CONCERTO DA ORQUESTRA DE CÂMARA DO VALE DO PARAÍBA
Regência: Rogério Santos
Solista: Álvaro Henrique (violão)
Local: Auditório Cláudio Santoro
Data: 08/03/2008- Sábado
Horário: 21h

Nenhum comentário: