12.20.2007

ROTINA DE ESTUDOS

Vc fez sua inscrição no curso de música, comprou um caderno e até um instrumento (sobre esse assunto falaremos mais tarde), mas o que a maioria das pessoas que começa a estudar música não sabe é que é preciso ter um planejamento de estudos.

Se você quer aprender música, mas não quer dispor de meia hora diária para iniciar seus estudos pode esquecer, melhor comprar ingressos para aquele concerto legal, ou assistir a um recital de um amigo, pois não há mágica na música, só toca quem estuda!

No início não será necessário dispor de muito tempo, a maioria dos alunos já melhoraria bastante se estudasse regularmente (ou seja todo dia) meia hora. Uma rotina de estudos vai fazer vc se organizar melhor, aproveitar muito mais seu tempo disponível para a música e vai permitir que vc toque melhor.

Um bom plano pra os primeiros seis meses de aulas seria dividir estes 30 minutos em duas partes:

1a. parte
5 minutos de notas longas
Escutando muito bem e atentando-se à qualidade das notas e do som que vc está tirando. Nesse exercício vc pode utilizar cordas soltas ou escalas simples sempre muito lentamente. Um bom exercício seria tocar 4 tempos numa arcada, depois 8 tempos num arco, 12 tempos e 16 tempos.

10 minutos de peças ou estudos
Como nesta fase as peças são pequenas, vc pode repetí-las diversas vezes. O ideal é primeiro aprender a música:
a) ler cada nota
b) cada compasso
c) cada frase (seu professor vai te ajudar a encontrá-las)
d) nesse trabalho observe cada arco ou no caso do violão o dedilhado da mão direita
e) depois observe o dedilhado da mão esquerda e procure fixar este trabalho dos dedos
f) após aprender a peça ela está pronta? não! vc tocará a música inteira e a cada erro anotará na partitura as partes que ficaram ruins, a partir daí estude apenas aquela parte, repita diversas vezes, sempre com muita concentração.
g) após resolver os trechos problemáticos toque a música inteira.
h) depois é só manter esta peça (de acordo com a programação feita por seu professor)

2a. parte (os outros 15 minutos)
5 minutos estude os exercícios do pozzoli e bona da semana, esse tempo com boa concentração permitirá que vc resolva estas dificuldades rapidamente.

10 minutos de peças e estudos (nessa parte vc repete o que fez nos 15 minutos anteriores, só que com as peças da ORQUESTRA!)

3a. parte
Reserve mais 10 minutinhos para preparar sua aula de teoria musical, faça os exercícios pedidos, identifique suas dúvidas para apresentá-las ao professor e pronto, esse trabalho nem precia ser feito diariamente pode ser feito dia sim, dia não.

Dicas:
1. Transformar os 30 minutos diários em 3 horas no sábado ou um dia antes da aula não vai resultar em nada.

2. Estude concentrado.

3. Todo mundo tem uma agenda ou um caderno, marque diariamente o que vc estudou e quantos minutos estudou, não esqueça de parar o relogio se for ao banheiro, ou se for atender o telefone.

4. A dor é sinal de perigo, verifique com seu professor qual é o problema, procure verificar onde dói e que exercíco ou musculatura vc está utilizando quando dói.

5. Apesar de não podermos trabalhar com dor, necessitamos criar uma resistência (não à dor), a cada seção de estudos estamos solidificando e desenvolvendo a musculatura utilizada, como um atleta, por isso é tão necessário um acompanhamento profissional para que possamos desenvolver estes músculos sem traumas.

6. No caso de crianças com pouca idade é importantíssimo o acompanhamento dos pais neste processo de estudos, nesse caso não é necessário que os pais saibam música, basta acompanhar a rotina de estudos e supervisionar se a criança está realizando este trabalho. Tente tornar prazeiroso o estudo e não o enfoque como uma obrigação.

7. A música impõe disciplina, esta é uma das vantagens de se estudar música, aproveite isso e incorpore esta disciplina agradável à sua personalidade.

BONS ESTUDOS, SEU PROFESSOR VAI ME AGRADECER.

att (rogerio santos)

Nenhum comentário: